Dando continuidade ao CC (Componente Curricular) IRC (Introdução ao Raciocínio Computacional) foi desenvolvida uma calculadora ao qual foi batizada com o nome de "CalculaQueer". Nela podemos fazer operações como soma, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada, e porcentagem. A construção desta calculadora foi feita a partir dos conhecimentos de variáveis que aprendemos dentro do componente - e que a tornamos mais lúdica para passar uma mensagem de consciência sobre a comunidade LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros, Intersexos e outros) minoria importante no conjunto social de nosso país. O vídeo abaixo mostra algumas operações feitas na "CalculaQueer".
Postagens
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O componente IRC (Introdução ao Raciocínio Computacional), que tem por objeto capacitar o aluno a resolver problemas utilizando raciocínio computacional, com foco na interdisciplinariedade, proporciona aos discentes uma visão ampliada no que se diz respeito à logica computacional através do programa de computador "Scracht" - utilizado com o intuito de educar através desta importante metodologia de aprendizagem. Como primeira tarefa deste CC (Componente Curricular) foi desenvolvido, por mim, um Labirinto - que parece ser coisa simples, mas a partir desta atividade se começa a perceber a dinâmica de utilização e as características do meio computacional. O objetivo do jogo é levar o Unicórnio ao portal mágico, como demostra o vídeos abaixo.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos

TEODOLITO CASEIRO – UM INSTRUMENTO VERSÁTIL DE PERCEPÇÃO DO ESPAÇO. Habitualmente, o teodolito é um instrumento de precisão ótica que tem a função de medir ângulos em trabalhos que envolvem diversos setores – indo tais desde a navegação até a construção civil e, até, a meteorologia. Como se trata de um aparato que usa a visão como forma de observação espacial ele pode ser tanto rudimentar quanto tecnológico. A construção de um “teodolito caseiro” foi feita em equipe e com materiais fáceis de ser encontrados no nosso dia a dia (marmitas, potes plásticos, imagens de um transferidor de 360º, canudos plásticos e fita crepe), a dinâmica de construção foi orientada pelo nosso Prof. Dr. Joel, do Componente Curricular “Matemática e Cotidiano” que, como sempre, ministrou com muito capricho, esmero e dinamismo as atividade em sala de aula. A atividade de campo foi realizada na área externa do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, onde se encontra as instalações do Colégio Universi...
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos

NUMERAÇÃO MAIA - UM MODO DIVERSO DE SE OLHAR A MATEMÁTICA A experiência de compreender um pouco sobre os estudos do povo Maia trouxe uma visão da grandeza que é a dinâmica comportamental deste povo pré-colombiano. Com isto, entender como o sistema de numeração deles é feito nos faz pensar em como não existe somente uma forma única de se matematizar – diferente do que aprendemos durante a nossa formação de ensino fundamental. Entender como o sistema vigésimal funciona foi de suma importância para nosso desenvolvimento cognitivo-educacional, pois, pode-se daí começar a abrir o nosso olhar para uma forma mais sensível de se entender o universo – e o CC (Componente Curricular) “Matemática e Cotidiano” é quem nos trouxe esta bagagem para observar, de forma dinâmica e plural, a forma de se entender o todo social que está em nossa volta. A elaboração da atividade de soma e subtração – através do sistema de numeração do povo Maia – é o resultado dos estudos feitos dentro e f...
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos

Entre os dias 11 a 14 deste mês de outubro aconteceu em Cachoeira, localizada a 120 km de Salvador na Bahia, a 8ª Feira Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), tendo como escritora homenageada Conceição Evaristo, uma das mais reconhecidas autoras negras do país. "(...) Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quadro da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado ate ali (EVARISTO, na obra "Olhos d'água", p. 15). Entender os processos emancipadores que vivemos é uma das maiores dificuldades que podemos ter ao longo de nossas vidas, pois sabe-se que a cada instante somos chamados a nos revelar de formas diferentes para entender o contexto ao qual nós estamos inserimos. Assim, quando nos inquietamos com as coisas que estão à nossa volta, observamos que somo seres incompletos na busca de uma tal "perf...
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Em nosso cotidiano buscamos nos expressar de varias formas e uma delas é através da matemática, que sem duvidas esta em tudo a nossa volta. Ao tomar conhecimento da importância e da dinâmica dela em nossas vidas começamos a entender melhor o real sentido do ser matemático - ao compreender esta dimensão somos capazes de raciocinar matematicamente de forma mais simples, isto, não a faz mais simplória, pelo contrario, mostra-nos que somos capaz de lidar com ela da mesma forma que lidamos com as outras áreas da ciência.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Pensar o universo com algo limitado é no minimo equivocado, quando pensamos em algo tão grandioso como o universo, devemos, de certa forma, considerar todas as vertentes planetárias que nos leva a um dinâmica de comportamento plural e distinto. Assim, pensando em um universo acadêmico levamos em consideração as suas epistemologias de forma multifacetada, o que de certa forma modifica o sujeito no seu cotidiano, com isto, levá-o a pensar amplamente os seu conceitos sobre o todo social que o rodeia.