PROJETO FINAL – POESIA ANDANTE O projeto final, ora denominado de “Poesia Andante”, representou uma experiência marcante para mim e para os integrantes, em geral, deste trabalho coletivo que foi o resultado de reflexões feitas em sala de aula junto da Docente. A partir de sonetos escritos e postados em um site de internet (do tipo blogger ), foi desenvolvido um código virtual de acesso remoto por meio da tecnologia do “QR CODE” que usa a fotografia de um quadrado criptografado como a forma de acesso imediato não só aos conteúdos de todos os sonetos como uma forma de divulgar pelo próprio sítio – por computadores ou por smartphones . Percebeu-se que, além de instigante, é um trabalho que não deve se resumir à intervenção literária e artística atual – provocando-nos e atiçando a outros interessados a escrever mais sonetos e poesias e, por meio destes, cativar através da arte falada e escrita os mais diversos públicos. Fotoprint do site “Poesia Andante”. Acesso em https://po
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POESIA E ARTE Elemento impar em nossas discussões durante o quadrimestre foi o estudo da poesia, combinada com a arte, sob um olhar diferenciado dentro das perspectivas matemáticas. Tivemos a oportunidade de estudar a formação dos poemas sonetos que, em sua formulação original, traz os laços matemáticos intercalados com o espectro artístico dentro do seu processo construtivo. Assim, quando foi proposto o projeto final, pensamos nesta dinâmica de se utilizar sonetos como peças chaves do nosso projeto.
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LOGOMARCA Utilizando a inspiração do modelo universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia submeti, peculiarmente, a ideia do número de ouro à criação de uma logomarca – do tipo “bandeira” – que intitulei de “Cabrucalândia” (em remissão à cultura “cabruca” que remonta à tecnologia das plantações de cacau da região). Nesta logomarca foi inserida uma figura multipoligonar que representasse a divisão geográfica entre a sede do campus Jorge Amado e os Colégios Universitários que se “gravitam” ao redor do centro – imitando-se, por sua vez, o polígono a um miolo da fruta do cacau (expoente agrário que deu origem às riquezas da região do Sul da Bahia). As cores utilizadas foram o azul (que traz uma sensação de leveza e suave à imagem – remetendo-se ao céu anil tropical) e o amarelo, que simboliza a cor de boa parte das bandeiras dos municípios sul-baianos. Além disto, a utilização da proporção área foi fundamental para a marcação dos pontos de cruzamento e de distinção entre as
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PROPORÇÃO ÁUREA Definida também como “número de ouro” este elemento matemático é utilizado como referência em diversos campos do conhecimento artístico, para que se crer haver uma perfeição através de uma padronização métrica que se exsurge através da matemática. No campo das artes esta proporção é utilizada para definir os padrões de beleza das criações feitas a partir da sua utilização, como podemos vislumbrar numa figura clássica abaixo tomada de exemplo. Exemplo de Proporção Áurea (sem autoria). Disponível em https://www.canva.com/pt_br/aprenda/o-que-e-proporcao-aurea/
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A ARTE! Pode se considerar expressão artística todas as modificações feitas pelo ser humano sobre os recursos da natureza, tais quais as que causem qualquer tipo de reação no sujeito que a observa ou a manuseia – sendo, em sua essência, uma expressão artística. Contudo é sempre importante se levar em conta que a definição de arte até os dias de hoje não tem nada concreto no que se diz respeito sobre sua a delineação; como se evidencia, de acordo com a imagem abaixo, não uma definição fechada do conceito de natureza – mas apenas uma exemplificação de sua expressão a partir de um olhar particular do artista. Quadro de Van Gog. Disponível em http://www.nivelepico.com/2017/01/21/a-arte-como-utopia/
Encerramento do CC "Introdução ao Raciocínio Computacional" - CUNI-Ilhéus
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Encerrando o Componente Curricular "Introdução ao Raciocínio Computacional" foi realizada a última atividade da disciplina. Trata-se do "Projeto Final" - que se tornou, para nós, um dos critérios para o fechamento das atividades deste CC. Realizamos (Eu, Lucimara e Roberta) a criação de um jogo no "Scratch" (aplicativo de desenvolvimento de jogos) que teve como objetivo demostrar, por ele, tanto as nossas habilidades com o programa quanto a nossa criatividade em dar vazão a um fator social de forte inspiração. Esta inspiração foi, aqui, a questão da violência contra as mulheres - e objetivamos, com ele, educar e conscientizar as pessoas que possam vim a jogar este jogo sobre os direitos e a dignidade das mulheres, em geral. Para conhecer o nosso vídeo demonstrativo, acesse o link https://youtu.be/kdTwlRW0p0g Aproveitem...