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Mostrando postagens de novembro, 2018
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TEODOLITO CASEIRO – UM INSTRUMENTO VERSÁTIL DE PERCEPÇÃO DO ESPAÇO. Habitualmente, o teodolito é um instrumento de precisão ótica que tem a função de medir ângulos em trabalhos que envolvem diversos setores – indo tais desde a navegação até a construção civil e, até, a meteorologia. Como se trata de um aparato que usa a visão como forma de observação espacial ele pode ser tanto rudimentar quanto tecnológico. A construção de um “teodolito caseiro” foi feita em equipe e com materiais fáceis de ser encontrados no nosso dia a dia (marmitas, potes plásticos, imagens de um transferidor de 360º, canudos plásticos e fita crepe), a dinâmica de construção foi orientada pelo nosso Prof. Dr. Joel, do Componente Curricular “Matemática e Cotidiano” que, como sempre, ministrou com muito capricho, esmero e dinamismo as atividade em sala de aula. A atividade de campo foi realizada na área externa do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, onde se encontra as instalações do Colégio Universi
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NUMERAÇÃO MAIA - UM MODO DIVERSO DE SE OLHAR A MATEMÁTICA A experiência de compreender um pouco sobre os estudos do povo Maia trouxe uma visão da grandeza que é a dinâmica comportamental deste povo pré-colombiano. Com isto, entender como o sistema de numeração deles é feito nos faz pensar em como não existe somente uma forma única de se matematizar – diferente do que aprendemos durante a nossa formação de ensino fundamental. Entender como o sistema vigésimal funciona foi de suma importância para nosso desenvolvimento cognitivo-educacional, pois, pode-se daí começar a abrir o nosso olhar para uma forma mais sensível de se entender o universo – e o CC (Componente Curricular) “Matemática e Cotidiano” é quem nos trouxe esta bagagem para observar, de forma dinâmica e plural, a forma de se entender o todo social que está em nossa volta.   A elaboração da atividade de soma e subtração – através do sistema de numeração do povo Maia – é o resultado dos estudos feitos dentro e fora