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Encerramento do CC "Introdução ao Raciocínio Computacional" - CUNI-Ilhéus

Encerrando o Componente Curricular "Introdução ao Raciocínio Computacional" foi realizada a última atividade da disciplina. Trata-se do "Projeto Final" - que se tornou, para nós, um dos critérios para o fechamento das atividades deste CC. Realizamos (Eu, Lucimara e Roberta) a criação de um jogo no "Scratch" (aplicativo de desenvolvimento de jogos) que teve como objetivo demostrar, por ele, tanto as nossas habilidades com o programa quanto a nossa criatividade em dar vazão a um fator social de forte inspiração. Esta inspiração foi, aqui, a questão da violência contra as mulheres - e objetivamos, com ele, educar e conscientizar as pessoas que possam vim a jogar este jogo sobre os direitos e a dignidade das mulheres, em geral.  Para conhecer o nosso vídeo demonstrativo, acesse o link  https://youtu.be/kdTwlRW0p0g Aproveitem...
Dando continuidade ao CC (Componente Curricular) IRC (Introdução ao Raciocínio Computacional) foi desenvolvida uma calculadora ao qual foi batizada com o nome de "CalculaQueer". Nela podemos fazer operações como soma, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada, e porcentagem. A construção desta calculadora foi feita a partir dos conhecimentos de variáveis que aprendemos dentro do componente - e que a tornamos mais lúdica para passar uma mensagem de consciência sobre a comunidade LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros, Intersexos e outros) minoria importante no conjunto social de nosso país. O vídeo abaixo mostra algumas operações feitas na "CalculaQueer".  
O componente IRC (Introdução ao Raciocínio Computacional), que tem por objeto capacitar o aluno a resolver problemas utilizando raciocínio computacional, com foco na interdisciplinariedade, proporciona aos discentes uma visão ampliada no que se diz respeito à logica computacional através do programa de computador "Scracht" - utilizado com o intuito de educar através desta importante metodologia de aprendizagem. Como primeira tarefa deste CC (Componente Curricular) foi desenvolvido, por mim, um Labirinto - que parece ser coisa simples, mas a partir desta atividade se começa a perceber a dinâmica de utilização e as características do meio computacional.  O objetivo do jogo é levar o Unicórnio ao portal mágico, como demostra o vídeos abaixo.