NUMERAÇÃO MAIA - UM MODO DIVERSO DE SE
OLHAR A MATEMÁTICA
A experiência de compreender um pouco sobre os estudos do
povo Maia trouxe uma visão da grandeza que é a dinâmica comportamental deste
povo pré-colombiano. Com isto, entender como o sistema de numeração deles é
feito nos faz pensar em como não existe somente uma forma única de se matematizar
– diferente do que aprendemos durante a nossa formação de ensino fundamental.
Entender como o sistema vigésimal funciona foi de suma importância para nosso desenvolvimento cognitivo-educacional, pois, pode-se daí começar a abrir o nosso olhar para uma forma mais sensível de se entender o universo – e o CC (Componente Curricular) “Matemática e Cotidiano” é quem nos trouxe esta bagagem para observar, de forma dinâmica e plural, a forma de se entender o todo social que está em nossa volta.
Entender como o sistema vigésimal funciona foi de suma importância para nosso desenvolvimento cognitivo-educacional, pois, pode-se daí começar a abrir o nosso olhar para uma forma mais sensível de se entender o universo – e o CC (Componente Curricular) “Matemática e Cotidiano” é quem nos trouxe esta bagagem para observar, de forma dinâmica e plural, a forma de se entender o todo social que está em nossa volta.
A elaboração da atividade de soma e subtração – através do
sistema de numeração do povo Maia – é o resultado dos estudos feitos dentro e
fora de sala de aula, que por sua vez resultou no que está exposto nas imagens
que abaixo seguem.
Imagem 01: Prof. Dr. Joel e o ensino da matemática do povo Maia
Fonte: arquivo pessoal.
Imagem 02: Exercício de soma na matemática do povo Maia.
Fonte: arquivo pessoal.
Imagem 03: Exercício de subtração na matemática do povo Maia.
Fonte: arquivo pessoal.
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